terça-feira, 30 de junho de 2009

Conferência de Comunicação é tema de reunião de dirigentes do MinC

Com o objetivo de articular a participação do Ministério da Cultura na I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), dirigentes do órgão se reuniram no dia 25 de junho, no auditório da Fundação Cultural Palmares, em Brasília. Estiveram presentes à reunião o secretário executivo Alfredo Manevy e representantes das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural, de Articulação Institucional, do Audiovisual e de Fomento e Incentivo à Cultura.

A Confecom - que terá como tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital - foi instituída por Decreto Presidencial de abril deste ano e será realizada de 1º a 3 de dezembro, na capital federal. Será presidida pelo Ministério das Comunicações, com a colaboração direta da Secretaria Geral da Presidência da República e da Secretaria de Comunicação Social. A Comissão Organizadora também é composta por outros órgãos do poder público e instituições da sociedade civil.

Início das Discussões
O Ministério da Cultura já vêm debatendo os temas que serão foco de discussão na Conferência Nacional de Comunicação, desde 2005, quando foi realizada a 1ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Na ocasião, foram definidas algumas ações em áreas prioritárias para a inclusão sociocultural.

Estão dentre as propostas a criação de Rádios e TVs Públicas e Comunitárias, a regulamentação das leis dos meios de comunicação de massa (rádio, televisão, cinema e telefonia móvel), assim como o envolvimento da sociedade civil nas discussões e a viabilização de equipamentos públicos para a difusão cultural (cineclubes, telecentros, pontos de cultura, bibliotecas etc).

Confira as 30 propostas prioritárias da 1ª CNC.

A Conferência Nacional da Cultura representou a primeira iniciativa promovida de forma coordenada entre os entes federativos e entre estes e as entidades e movimentos da sociedade civil. Sua realização foi uma estratégica para estimular e induzir a mobilização da sociedade civil e dos governos em torno da constituição do novo modelo de gestão de política cultural no país.

Segunda Edição

Brasília também sediará a II Conferência Nacional de Cultura, que se realizará em março do próximo ano. As conferências municipais e/ou intermunicipais deverão ser promovidas até 30 de setembro e as no âmbito dos estados até 15 de dezembro. Leia mais.
Nenhum Comentário para “Conferência de Comunicação é tema de reunião de dirigentes do MinC”

Nenhum comentário:

Postar um comentário